10/09/2009

Fair Play - Jogo Limpo



A Prática do Fair Play está vinculada a prática esportiva. A postura dos atletas estão vinculados ao esporte e o prazer que lhe proporcionam.

"...uma outra forma para se assimilar de forma prática o ideal do fair play seria utilizando-a como uma espécie de educação para a reciprocidade, ou seja, identificar-se no adversário, observando que ele é uma pessoa tão importante para a prática esportiva quanto si..." "… uma vez que, sem o adversário, a prática do esporte torna-se impossível."

Adriano Leal de Carvalho

O costume do "jeitinho" de "ter vantagem sobre o outro" deve ser extinto não só no esporte, mas em todos as nossas relações. A cada dia na nossa floresta de concreto deparamos com um motorista hostil, um motociclista querendo desbravar o trânsito e pedestres arriscando-se em locais inimagináveis.

No supermercado, no banco, na política, no estacionamento do shopping, no transporte público, enfim essa realidade pode ser vivenciada em diversos momentos.

Esse "não é comigo", sempre encontra-se com os valores morais que cada um foi adquirindo na sua trajetória como cidadão e principalmente como Ser Humano.

Abordei esse tema porque devemos repensar se nossas escolas estão formando pequenos cidadões. Será que é necessário só acumular informações na escola? As nossas relações seriam melhores se o "Fair Play" estivesse presente no nosso dia-a-dia?

A escola e a família precisam caminhar na mesma direção buscando em suas atitudes: o olhar democrático, o respeito mútuo, a autonomia moral, a responsabilidade e o respeito às diferenças.

Quer saber mais:

* O Educador e a Moralidade Infantil - Vinha, Telma Pileggi

Um comentário:

  1. Oi Cíntia.
    Estou muito feliz pelo seu texto sobre fair play. E fiquei muito honrado em saber que você usou como referência um texto meu para tal.
    Fiquei também interessado em saber como você encontrou meu texto e se você faz também algum tipo de estudo na área do Olimpismo. Por favor me escreva para poder trocarmos mais ideias sobre o tema: adrianolegal@hotmail.com
    Beijos
    Adriano Leal de Carvalho

    ResponderExcluir